O que é Medicina Nuclear?

A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que utiliza técnicas seguras e indolores para formar imagens do corpo e tratar doenças.

É um meio seguro e eficiente, em geral indolor, não invasivo e de alta sensibilidade para encontrar anormalidades na estrutura e na função dos órgãos estudados, com a virtude de identificar, precocemente, numerosas alterações orgânicas e funcionais em relação a outros métodos diagnósticos.

Além de seu uso no diagnóstico, o método permite avaliar recidivas, acompanhar a evolução, a remissão ou a progressão de certas doenças.

Na atualidade, a Medicina Nuclear é indispensável para diagnóstico e acompanhamento de enfermidades cardíacas, oncológicas, endócrinas, traumatológicas, renais, pulmonares, etc.
Realizamos todos os tipos de cintilografia e PET/CT.

O que é Ressonância Magnética?

A Ressonância Magnética é um exame que utiliza campo magnético e ondas de rádio para obtenção de imagens de alta resolução e grande clareza de qualquer parte do corpo humano, permitindo avaliação multiplanar e em 3D/4D, não utilizando qualquer tipo de radiação ionizante.

Este exame é totalmente indolor, não provoca nenhuma alteração e não é prejudicial à saúde. Os equipamentos de Ressonância Magnética da MAGSUL são de última geração, propiciando a realização dos exames em menor tempo, com maior qualidade e precisão.

Como é feito o exame de Ressonância Magnética?

O exame consiste inicialmente em posicionar o paciente no interior de um grande tubo aberto em ambas as extremidades, que emitirá sinais que serão captados e transformados em imagens por um computador. O exame dura cerca de 20 a 40 minutos, dependendo da região a ser estudada.

Os únicos desconfortos são o de permanecer deitado imóvel no centro do tubo por um período de tempo, e que o exame produz um ruído desagradável.

Se você desejar, poderá escutar musica durante o exame. O tecnólogo responsável irá se comunicar com você durante toda a realização do exame.

Existe alguma contra-indicação para a realização do exame?

A Ressonância Magnética não é recomendada caso você tenha algum metal em seu corpo como: marca-passo, implante eletrônico, grampos, fragmentos metálicos ou próteses. Por favor, informe-nos se tiver realizado qualquer cirurgia ou possua algum objeto metálico em seu corpo.

Em algumas situações especiais, será necessário a autorização prévia e por escrito do seu médico.

Existe alguma forma do paciente ajudar na realização do exame?

O paciente possui um papel fundamental para o sucesso do exame. Quanto mais tranqüilo e relaxado estiver, maior será a probabilidade do resultado ser bem sucedido. Portanto, recomenda-se fechar os olhos e pensar em algo agradável. Caso seja necessário, a qualquer momento você poderá apertar campainha para se comunicar com o tecnólogo ou deve solicitar, previamente, a permanência de um membro da família dentro da sala, durante a realização do exame. Você deve ficar imóvel e respeitar as solicitações feitas pelo tecnólogo responsável.

O que é Gadolínio? Porque pode ser necessário?

Você poderá ou não receber uma injeção (geralmente feita na veia da mão) de uma substância, chamada gadolínio, utilizada para aumentar a capacidade diagnóstica do exame. Essa medicação é segura e não costuma gerar efeitos indesejáveis na grande maioria dos pacientes.

Como o paciente deve se preparar para o momento do exame?

Não existe nenhuma preparação especial. Porém, você deve seguir rigorosamente as orientações dadas no momento da marcação do exame pois, em alguns casos, é necessário que se faça jejum ou apenas uma dieta “leve”. Certifique-se de que não possui nenhum metal em seu corpo, retire relógios, brincos, colares, correntes assim como qualquer objeto de metal do seu cabelo ou roupa. Poderá ser solicitado que você vista um roupão hospitalar. Permaneça tranqüilo e atenda todas as solicitações do tecnólogo responsável durante a realização do exame.

O tecnólogo responsável e os médicos estarão a seu dispor para responder a quaisquer dúvidas
que você tenha sobre o procedimento antes, durante e após o exame.